domingo, 30 de novembro de 2008


REVISTA LITORAIS - Estudos Figueirenses

Litorais é uma publicação da Associação Doutor Joaquim de Carvalho, instituição particular de solidariedade social, com sede na Figueira da Foz. Visa divulgar estudos sobre a cultura figueirense nos seus mais diversos domínios, e até mesmo divulgar outros estudos, desde que da autoria de figueirenses e de relevante mérito e interesse científico ou cultural.

Pretende assim, ao propor-se como meio de divulgação cultural, constituir-se como factor de promoção de pesquisas, garantindo um espaço certo de publicação e assumir-se como veículo de ideias que ajudem à explicação e compreensão da realidade figueirense.

É uma publicação aberta à colaboração de todos, não descurando a seriedade dos conteúdos e a exigência de rigor científico.

Quando propus à direcção da Associação Doutor Joaquim de Carvalho a edição duma revista de estudos figueirenses, a proposta obteve, da sua parte, a mais viva aceitação.

A experiência que tenho do jornalismo local dizia-me que muitos figueirenses, tal como acontece noutros quadrantes, por amor à sua terra e movidos pelo gosto de conhecer, dedicam-se a investigar os mais variados temas e, com base nessa investigação, produzem estudos que, em muitos casos, nunca chegam a ver a luz do dia.
Num largo conjunto de concelhos deste país, muitas vezes por intervenção das autarquias, estudos destes acabam por ser editados, ou em formato livro, ou em revistas de publicação mais ou menos periódica. Na Figueira isto não acontece, salvo, em parte, o caso das edições dos "Cadernos Municipais", com carácter esporádico e, por questões de forma, fechados para a edição de pequenos estudos. De igual modo, pelo espaço que neles ocupam, estes trabalhos não encontram cabimento nas edições dos jornais locais, nem justificam a sua publicação parcelar.

Numa associação que tem por patrono o nome do grande estudioso e investigador que foi Joaquim de Carvalho, fazia sentido criar um espaço de edição que abrisse ao grande público dados relevantes sobre o conhecimento da sua terra, e que pudesse servir também de escaparate da cultura local junto dos de fora, os quais podem manifestar interesse em conhecê-la.

Da mesma forma, estamos em crer que a existência duma publicação desta índole, acentuada pelo seu carácter periódico, pode ser um incentivo à elaboração de trabalhos como aqueles que aqui divulgamos ...

António Tavares, in Litorais - Estudos Figueirenses, nº0, Maio de 2004

Sem comentários: