quarta-feira, 15 de outubro de 2008


JOAQUIM DE CARVALHO – OBRA COMPLETA

"... Joaquim de Carvalho foi um dos mais notáveis historiadores portugueses, quer da Cultura, quer da Política, quer sobretudo da Filosofia em todos os seus domínios: a Lógica, a Metafisica, a Ontologia, a Moral e Epistemologia. Dadas, no entanto, as suas preferências, ele deteve-se especialmente nos pré-socráticos, em Platão, em Kant, em Hegel e na Escola de Viena.

Quanto à sua personalidade, estou ainda a vê-lo, alto, forte, de bigode espesso, a passear pelas ruas da Alta Coimbrã, ou a 'dar-nos' uma lição magistral acerca da Filosofia Antiga, nomeadamente pelo que respeita às origens do chamado 'Milagre Grego', matéria essa de que era apaixonado conhecedor. E dava essas aulas – lembro-me perfeitamente – perante a silenciosa atenção dos alunos, de olhos fechados, testa encostada às mãos, após haver tirado os grossos óculos que sempre usava.

Não se limitando à actividade docente, Joaquim de Carvalho desempenhou ainda nas décadas de 20 e 30 um importante papel não só nas questões universitárias, como no que respeita às ideias políticas que nessa altura andavam alterosas neste País acabado de sair de uma República falhada, para entrar no longo período do Estado Novo, o qual sempre combateu mais no campo dos conceitos, do que na plataforma das instituições.

Cada um dos sete volumes destas Obras Completas, de Joaquim de Carvalho abre com um prefácio da autoria do Doutor José V. Pina Martins, o qual, após a sua licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Coimbra e doutoramento pela Sorbone, exerceu as funções de Professor da Universidade de Lisboa, leitor de português em Roma e Poitiers, Director do Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, sendo agora Presidente da Academia de Ciências de Lisboa. Tão vasto currículo justifica, sem dúvida, a escolha de tal personalidade para o desempenho dessa complexa tarefa, onde vai fornecendo aos leitores importantes notas de índole sobretudo biográfica, histórica e cultural ..." [Mário Braga, ler aqui]

CARVALHO, Joaquim de - Obra completa.- Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982-1996.- 9 vol.

Sem comentários: